FAQs

No Facebook da CM de Matosinhos. Instagram das Casas da Juventude. Canal Arte Fora do Sítio no YouTube.

Sim. Totalmente gratuito.

Sim. Quer no dia 7 quer no dia 8 a primeira parte tem início 
às 16h30. A segunda parte tem início às 18h30.

Associação Cultural Recreativa e Desportiva Jogo de Negro; Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital de Magalhães Lemos; Associação Desportiva e Recreativa Águias de S. Mamede Infesta; Associação Parábola Fantástica – GymArt; Associação Portuguesa de Rope Skipping; Diogo Tigre; Escola de Dança Attitude; Escola de Música de Leça da Palmeira; Escola de Música Óscar da Silva; Filipa Zarro; Getepepe – Teatro Perafita; Jorge Loureiro – Fresh’ Mic; Junqueira Dance; Juventude Adventista de Matosinhos – Grupo Vertical; Nuno Alves; TAIPAM – Tuna Académica do IPAM.

Não há uma hora definida. Todas as atuações acontecerão em momentos inesperados. Mantém-te ligado.

Não. O acesso é livre.

APRESENTAÇÃO ENTIDADES E COLETIVIDADES MATOSINHENSES

A Associação nasceu em 2012 da necessidade de criar algo que pudesse elevar ainda mais o nome da Capoeira, e fazer um uso mais intensivo de todos os seus recursos. Neste momento estão em cerca de 10 locais, espalhados pelos concelhos de Matosinhos e Maia, contam com vários instrutores e perto de uma centena de alunos. Realizam eventos internacionais, campeonatos e protocolos com diversas entidades.

A AFUA, associação de familiares, utentes e amigos do hospital Magalhães de Lemos, é uma IPSS formalmente constituída em 1999, sediada no Porto, com uma Unidade Sócio Ocupacional em Guifões. Tem como missão promover a saúde mental junto da comunidade e a reabilitação e integração social das pessoas com experiência em doença mental, dar apoio aos que deles cuidam, bem como contribuir para a definição das políticas de saúde mental.

Associação Desportiva e Recreativa com mais de 25 anos de existência, é uma referência na área dos “Zés Pereiras” e grupo de bombos.

Fundada em 2011 por um conjunto de professores, a Associação Portuguesa de Rope Skipping surgiu como um projeto exclusivamente dedicado à regulamentação, promoção e desenvolvimento do Rope Skipping em Portugal.

É uma associação promotora de desporto (APD) sem fins lucrativos, reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, membro da organização mundial da TAFISA, conta já com diversos títulos na modalidade.

Associação dedicada à ginástica rítmica, com dinamização nesta área em Matosinhos desde 2013. Participação com as turmas de GpT, Ginástica Geral, em inúmeros eventos nacionais da Federação de Ginástica de Portugal, e pelo concelho de Matosinhos. Já obteve vários títulos Distritais com a turma de competição em Ginástica Rítmica, tendo conseguido apuramentos para todos os Campeonatos Nacionais da modalidade. A última representação de Matosinhos na Ginástica Rítmica foi no Campeonato Nacional em Anadia nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.

Músico e compositor de Leça da Palmeira, com diversos trabalhos originais, participante no Arte Fora do Sítio há já longos anos. Diogo acredita que a expressão do belo é enriquecida e pintada pela cor única com que cada momento nos inspira. É sem querer ser, apenas vive o que pode aprender. E se, ainda assim, isso valer a pena, lá estará para o partilhar.

Escola que é quase uma família. A família que nutre a paixão pela arte de DANÇAR. Sediados em Leça da Palmeira, com aulas para todas as faixas etárias desde os 3 até aos 93 anos. Criada para crianças e jovens, as aulas são de Fusion, Hip Hop Choreo, House, Dancehall e Dança Contemporânea. Para adultos têm aulas de Fitness e Dança de Grupo.

É uma associação promotora de desporto (APD) sem fins lucrativos, reconhecida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, membro da organização mundial da TAFISA, conta já com diversos títulos na modalidade.

A Escola de Música de Leça da Palmeira é uma escola do Ensino Artístico Especializado de Música em funcionamento desde 1990. O Clube da Criatividade é um dos seus ensembles que fomenta a criação em colaboração através da pesquisa artística, seja pela experimentação ou pela improvisação. O grupo desenvolve o seu trabalho musical em torno de projetos temáticos que resultam em performances artísticas.

Uma das escolas de música mais antigas e emblemáticas do concelho.  Esta escola foi criada em 1986, pela Câmara Municipal de Matosinhos. Beneficiam do estatuto de Instituição de Manifesto Interesse Cultural desde 1990 e de Instituição de Utilidade Pública desde 1991 e está sediada na freguesia de matosinhos.

Fadista e apaixonada pela música jazz e RnB. Vencedora do concurso TalentUS em 2016, e participante em diversos concursos semelhantes. Com um propósito muito claro de levar o Fado além fronteiras e evidenciar o potencial de comunicação da música, é já presença habitual no Arte Fora do Sítio.

O GETEPEPE – Teatro de Perafita, nasceu em 1997. Ao longo do seu histórico, destacam-se a “A birra do morto” e a realização anual do Festival de Teatro “PETRA FICTA”, por onde já passaram muitos grupos amadores e atores profissionais.

Performer profissional de beat box de Matosinhos, galardoado em alguns concursos de talentos a nível nacional e participante no programa “The Voice”. Campeão Nacional de Beatbox em 2019 na categoria de duplas. Participante nas galas do Got Talent de 2020.

A Associação Recreativa Cultural e Desportiva – Junqueira Futebol Clube é uma das mais antigas e estabelecidas associações de Matosinhos. Tem como objetivo a promoção educativa, cultural, desportiva e recreativa dos seus associados. Ao longo dos seus longos anos de existência, esta tem primado por iniciativas junto dos jovens. Participante no Arte Fora do Sítio desde a sua criação.

A Associação da Juventude Adventista, tem por missão agir para que cada criança, adolescente e jovem, sob a sua influência, tenha um desenvolvimento harmonioso, em todos os aspetos necessários, sejam eles físicos, sociais, intelectuais e espirituais. Esta associação cristã tem um grupo a trabalhar em Matosinhos há mais de 40 anos com atividades nas áreas da saúde, cultura, ambiente e solidariedade social. A AJA participa na Arte-Fora-do-Sítio há vários anos, tendo sido responsável pela arte e cultura do espaço infantil e juvenil do evento nos últimos 4 anos.

Mais recentemente a AJA em Matosinhos iniciou o projeto de música “Vertical” com um grupo de mais de 30 pessoas que têm em comum o gosto pela expressão musical. Através da linguagem universal da música, e da sua capacidade de ultrapassar barreiras e preconceitos, este grupo propõe várias reflexões sobre as tensões do encontro entre a dimensão divina e a dimensão humana, sobre a paz, esperança, fé, dúvida e sobre o amor.

Nuno começou apenas com 18 anos de idade o seu processo de carreira de músico onde teve formação em guitarra e canto. Nuno ingressou num projecto de música de nome “centoecinco” juntamente com vários colegas de escola onde teve a oportunidade de “saltar” para palcos de maior dimensão, constando como trabalho registado o EP de “Às 6:30 num relógio suíço”.

Em 2014 Nuno Alves decidiu ingressar num novo projeto individual, influenciado por uma simbiose de Pop e Acústico. Foi vencedor do concurso “Talentus” e finalista vencido do concurso “EDP Live Bands” conseguindo a sua participação como o projecto mais votado pelo público.

Em 2018, lançou o seu primeiro álbum “dois lados de uma caixa de cartão” com o produtor Vítor Silva. Em 2020, Nuno anunciou o lançamento de um novo álbum que se espera que chegue às bancas no início de 2021.

A Tuna Académica do IPAM nasceu em 1998 com o principal objetivo de transmitir alegria e espírito académico à sua mui nobre instituição. Iniciou a sua formação e primeiros ensaios em 1997. Após os seus primeiros 5 anos de vida, e na comemoração desse aniversário, organizou o seu primeiro festival de tunas, o FITAM. Em 2009 passou a ter estatuto legal, formando-se como associação sem fins lucrativos. Participante no Arte Fora do Sítio desde a sua criação.

Munícipio de Matosinhos

Este site usa cookies para lhe proporcionar a melhor experiência